Aplicativo para aumentar interação em museu é criado na Bahia

O acervo do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico, está prestes a incrementar, junto ao seu acervo, uma tecnologia que aumentará a interatividade do público com as peças e as histórias contadas. Está em desenvolvimento um projeto chamado Quilombo Tech, que dará origem, a partir de novembro, a um aplicativo que será usado na exposição permanente do museu.

Pela primeira vez na Bahia, o público poderá usar seus smartphones ou tablets para interagir com as peças e ver informações complementares ao acervo na tela do aparelho, através de uma tecnologia chamada realidade aumentada (AR).

A realidade aumentada faz o usuário da tecnologia ver determinada imagem de diversos ângulos através da tela e ter informações adicionais. A imagem de uma casa, por exemplo, pode ser vista em 360 graus se o usuário der uma volta sobre si mesmo com o smartphone ou tablet. Assim como podem ser vistos o chão e o céu, se a tela do aparelho estiver posicionada para baixo ou para cima, respectivamente.

O projeto Quilombo Tech é uma ideia vencedora do edital da década do Afrodescente, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Sua realização foi possível graças a uma parceria entre o Muncab, Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira (Amafro), a produtora Estandarte e Nubas (Núcleo Baiano de Animação e Stop Motion). Em etapa de desenvolvimento de projeto desde o início de julho, a partir de outubro a iniciativa passará para a etapa de desenvolvimento da versão pocket do aplicativo.

MUNCAB promove Circuitos Musicais Tambores da Abolição em Maio

01 25MAI2016Transatlantico

Graça Ramos "Um copo D'Água para Navegar"

02 10AGO2016Graca Ramos